segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pane Seca explicada por gráficos

O que queremos mostra nesse Post é a importância fundamental da PANE SECA.

Apesar de parecer lógico para uma corrida de automóveis, ainda causa dúvidas.


PRIMEIRO.
Ganhe combustível no GRIDE para chegar ao final da prova.
Cada acerto de posição permite encher 30 litros de combustível.
O rendimento do carros do Bolão da F1 do CHUTANDO.com.br é igual ao da Fórmula-1 real: Apenas 1 km por litro.
Então cada acerto de posição permite rodar 30 km.
Lembramos que uma prova possui em média 300 km.



AUTOMÁTICA ou MANUAL?

Se você tem combustível sobrando pode arriscar parar mais vezes. Em nosso sistema você ganha milhas se acertar as paradas, então, quanto mais chance de acertar, melhor.
Entretanto em cada parada um tanque é trocado. E o combustível que estiver lá dentro no momento da parada será disperdiçado.
Nossos tanques possuem capacidade de 100 litros.
Então todos largam com o tanque cheio, com capacidade de correr 100 km.
Se a parada acontecer depois de 94km, aqueles 6 litros que ficaram é disperdiçado.

Esses cálculos já estão automatizados, para não ter que se preocupar com isso.
Apenas fique atento a PANE SECA.



MOTOR DE QUALIDADE.
Todo mundo sabe que não adianta ter uma FERRARI passeando em Copacabana se não tiver combustível, pois vai acabar parando e causando transtorno.
Qualquer Motor precisa de combustível.

Nosso sistema mostra, ao final de todas as corridas, o quão longe o Motor selecionado teria capacidade de chegar.
E ele vai chegar naquela distância se tiver combustível para isso.
Esse dado é mostrado como MÉDIA DE CONTRIBUIÇÕES.
Aqui são somados toda a distância percorrida por todos os 8 pilotos selecionados, e são descontados ou acrescentados a distância ganha ou perdida em cada parada. Então dividimos por 8 e temos a MÉDIA DAS CONTRIBUIÇÕES. Em outras palavras, temos a sua distância percorrida. Ou melhor, a sua distância percorrida, SE O COMBUSTÍVEL PERMITIR.


No gráfico acima mostramos um caso de PANE SECA. Note que a linha azul mostra a capacidade do motor de ir mais longe. Entretanto com a PANE SECA ele só pode chegar até o cruzamento da linha vermelha.
Você deve evitar esse cruzamento.


Já no gráfico acima temos uma situação onde o motor conseguiu cumprir seu papel. Chegou onde estava programado sem a interrupção por PANE SECA.

Essa é a situação onde todos devem ficar.

Compreendemos que numa prova com muitos erros de gride como foi o caso do JAPÃO, essas questões podem surgir.
Mas espero ter esclarecido essa situação.

Qualquer problema/dúvida sobre PANE SECA podem responder a esse POST.

Tenha um bm divertimento.

3 comentários:

  1. professor,quanto a f1 eu desisto,é mais facil ganhar na mega sena,do que entender ela...


    agora verifique a Sul Americana,div 2.2,
    eu ganhei na 2 temporada e deveria está na 1.1, mas estou na 2.2...

    tá errado


    sonyk10

    ResponderExcluir
  2. SONYK, eu não vejo como é difícil entender que um carro não anda se não tiver combustível.
    Assim, não vejo como não ficou claro que seu carro tinha tudo para andar mais do que todos os outros, mas por não ter combustível suficiente acabou parando antes.

    Você tinha dito que achava ser suficiente ter a PANE SECA para volta 52 no Japão. Mas seu carro estava um motor excelente, que exigiu muito mais, e como você mesmo disse se pegar o Total de Contribuições e dividir pela distância da pista verá que seu carro poderia chegar ao final da volta 53.
    PODERIA, se tivesse combustível para isso.

    Note que os seus concorrentes que tiveram um motor mais lento do que o seu, tiveram mais combustível que você, e por isso eles chegaram mais longe do que você.

    Você fez tudo certo para o Motor, escolheu bem, e ainda teve sorte com o acerto de 4 posições no gride, mas os erros que teve no gride deixaram sua parada com uma volta antes.

    Sacou?
    Sinceramente é muito mais fácil entender a F1, principalmente o fato de que sem combustível não se anda, do que ganhar na MEGA SENA.

    Não acha?

    Sobre a Sulamericana:
    Eu acordei cedo hoje para corrigir o Bolão da Sul-Americana, mas vi seu e-mail e fiquei uma hora e meia criando esse POST para esclarecer.

    Mas pelo que vi, não ficou claro que SEM COMBUSTÍVEL seu carro vai parar, independente de ter um motor de Fusca ou de Jaguar.

    Seu motor PODIA chegar ao final da volta 53. Mas seu carro ficou sem combustível na volta 52, logo, não chegou onde seria capaz de chegar. E outros que tinham motores capazes de chegar na metade da volta 53 conseguiram ir mais longe pois tinham combustível para isso.

    Se tiver dúvidas, pode perguntar aqui.
    Mesmo que esse POST se torne um livro sobre PANE SECA eu prefiro esclarecer sua dúvida para você poder ao menos se divertir nesse que para mim é o Bolão de Fórmula-1 mais competitivo e próximo da realidade que existe.

    Valeu. Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Professor, nos próximos dias, começará o Mundial Sub-17, será que não podemos tê-lo, se puder responder no meu blog, eu agradeço.

    row51.blogspot.com

    ResponderExcluir