sábado, 28 de junho de 2008

Sul-Americana entrará com novas regras.

O QUE TEMOS
A Copa Sul-Americana da Conmebol já está com a tabela completa disponível no site oficial.
E nós do CHUTANDO.com.br já estamos trabalhando nessa tabela para trazer esse torneio para você.
Entretanto analisamos a quantidade de jogos que a Sul-Americana possui e vimos que não adianta fazer o torneio CHUTANDO igual aos demais porque essa copa possui cerca de 30 partidas apenas.
Sendo assim vamos incluir um novo sistema de disputa para esse torneio e que será usado para torneios curtos com menos de 100 jogos a partir de então.

Nós estamos usando para torneios longos com mais de 250 partidas o sistema usado no Brasileirão: 38 rodadas, sendo 8 rodadas nas 3 Temporadas Classificatórias e 14 rodadas na Temporada Final.
Para torneios com um número menor de partidas, estamos usando o sistema usado na Copa do Brasil e na Libertadores. Que é exatamente a metade do sistema anterior: 19 rodadas, sendo 4 rodadas nas 3 Temporadas Classificatórias e 7 rodadas na Temporada Final.

Entretanto notamos com a Copa do Brasil que as últimas rodadas ficaram com pouco jogos e assim as chances de marcar gols ficaram quase nulas. Isso certamente aumenta a dificuldade, mas não melhora na competitividade.
Pensando nisso resolvemos usar um sistema ainda menor para torneios curtos como são as Copas em geral.

NOVO FORMATO para Torneios Curtos.


  • Teremos apenas 12 partidas.
  • 3 partidas em cada Temporada.
  • Formato mata-mata.
  • Empates serão definidos nos pênaltis.
  • Quem vencer as 3 partidas da temporada sobe para uma divisão acima.
  • Quem perder 2 ou 3 partidas será rebaixado.

Primeira partida (Quartas-de-final):
- Todos com igual possibilidades de serem classsificados ou rebaixados.


(J1) Jogador 1 x Jogador 8
(J2) Jogador 2 x Jogador 7
(J3) Jogador 3 x Jogador 6
(J4) Jogador 4 x Jogador 5

Segunda partida (Semi-final):
- Os 4 vencedores continuam na disputa para a classificação, enquanto os demais lutam para vencer uma partida e garantir permanência na divisão.


Pelo Título:
(S1) Vencedor J1 x Vencedor J4
(S2) Vencedor J2 x Vencedor J3
Pela Permanência:
(S3) Perdedor J1 x Perdedor J4
(S4) Perdedor J2 x Perdedor J3

Terceira partida (Final):
- Aqui somente 2 ainda não perderam e vão para disputar o Título e a classificação, logo são os únicos que já garantiram permanência na divisão. Já são conhecidos os 2 primeiros rebaixados que vão apenas cumprir tabela na disputa de 7º e 8º lugares. E temos mais 2 vagas na divisão que serão disputada na repescagem por aqueles que ganharam uma partida e perdeu a outra.


Pelo Título:
(F1) Vencedor S1 x Vencedor S2
Pela Permanência:
(F2) Perdedor S1 x Perdedor S2
(F3) Vencedor S3 x Vencedor S4
Cumprindo Tabela:
(F4) Perdedor S3 x Perdedor S4

Assim completamos um total de 3 partidas por Temporada sem possibilidade de empate. O formato seguirá pelo torneio inteiro, logo teremos 3 partidas em 4 temporadas: 12 partidas no torneio.

Aqueles que estão conosco desde a Copa do Mundo de 2006 já conhece esse sistema. Na época por diversos problemas com a programação, banco de dados e até mesmo provedor não tivemos o sucesso que queríamos ter. Hoje com mais recursos podemos garantir uma diversão muito melhor usando o mesmo formato.

Onde usaremos esse formato:
Certamente usaremos para a Copa Sul-Americana. Basicamente tentamos deixar em cada partida cerca de 10 chances de marcar gols, ou seja 10 palpites por partida. Sendo assim usaremos o sistema para Torneios Longos quando o torneio tiver 250 partidas reais ou mais (38 partidas no CHUTANDO). O sistema para Torneios Médios quando o torneio tiver entre 100 e 249 partidas reais (19 partidas no CHUTANDO). O Sistemas para Torneios Curtos quando o torneio tiver menos de 100 partidas reais (12 partidas no CHUTANDO).
Depois pensaremos em outra forma de disputa para torneios menores como por exemplo reduzir o número de Temporadas Classificatórias.

Menos Temporada Classificatórias ou retirar as divisões?
Como dissemos antes nossa meta é deixar cerca de 10 palpites por partida. Se esse número resuzir demais pensamos em reduzir o número de Temporadas Classificatórias. Mas isso não ajudaria, pois teríamos menos ascensões no torneio e somente quem estivesse na 2ª divisão no início do torneio que ainda teria chances de ser campeão. Atualmente com 4 temporadas até quem inicia na 4ª divisão possui chances de se tornar campeão no mesmo ano. Então podemos eliminar as divisões deixando assim confrontos diretos com direito a empate (sem pênaltis), onde os adversários são definidos a cada final de partida.
E o primeiro joga contra o segundo no ranking, o terceiro contra o quarto e assim consecutivamente.
Assim poderemos formatar o torneio para que haja ao menos 5 palpites por partida.

Até o momento o Formato da Sul-Americana é informado como sendo para Torneios Curtos ( < 100 partidas ). Mas ele está com menos de 3 palpites por partidas. E isso é ruim. Estamos pensando em mudar para o sistema de sem Divisões. Ou mudaremos as divisões e a quantidade de participante para esse formato.

(((ainda estamos pensando no caso)))

Em breve traremos novidades...

É isso pessoal.
Tenha um Bom divertimento e aguarde as novidades.

3 comentários:

  1. seria correto mudar as regras da competição
    a 2 rodas do final.É justo, com os outros clubes, que por terem um campeanato mais importante como brasileiro saber desta regra no final? Não estariam facilitando para algum clube grande, Como o Internacional?
    everaldo.fio@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bem NICOLAS, mas na acho que não deixamos claro que as regras mudadas foram do torneio virtual aqui do CHUTANDO.com.br
    Note que a data do POST foi antes do início do torneio (Sábado, 28 de Junho de 2008).

    Mas vamos agora torcer para o INTERNACIONAL para continuar essa boa fase.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Isso porque no CHUTANDO.com.br tínhamos um formato para os torneios de futebol. Mas como o torneio da Sul-Americana tem poucos jogos tivemos que formar outro torneio.
    Apesar que não achamos que teve muito sucesso, não... Vamos pensar numa forma melhor para o torneio de palpites da Sul-Americana no ano que vem.
    abraço.

    ResponderExcluir